sexta-feira, 16 de junho de 2017

Pierre Bonnard








Pierre Bonnard  (1867-1947) Nasceu em Fontenay-aux-Roses, França. Graduou-se em Direito, trabalhando por um tempo muito curto, Em 1888, inscreveu-se na Academia de Belas Artes e na Academia Julian, Paris. Com Maurice Denis, Paul Sérieur, Ibels, Paul Ranson e Edouard Vuillard formou o Grupo Nabis. Em 1983, fez sua primeira exposição no  Salão de Independentes. Trabalhou como ilustrador para a La Revue Blanche. Teve influência de Redon, Gauguin e a arte japonesa. Em 1907, fez uma longa viagem pela Europa. Em 1924, fez sua primeira retrospectiva. Em 1925, casou-se com-se com Marie Boursin, conhecida como Marthe atuando como modelo em muitas de suas obras.
Por duas vezes, recebeu o prêmio Carnige. Teve retrospectiva no MoMA, Nova York, Tate Gallery, Londres e Metropolitan Museum of Art, Nova York.
Bonnard é considerado um pintor de memória, visitava um local e fazia suas anotações e pintava baseado nelas. Há muitas pinturas com a presença de cães. 



Self-Portrait, 1889. Coleção particular.


Woman with Dog, 1891Clark Art Institute, Williamstown, MA, US


Two Dogs in a Deserted Street, 1894. National Gallery.


In the Bathroom, 1907. Tate Gallery, Londres.


Girl with Parrot, 1910. Coleção Particular.


Morning in the Garden at Vernonnet, 1917. Metropolitan Museum of Art, Nova York.



The Green Blouse, 1919 . Metropolitan Museum of Art, Nova York.


The Red Chekered Tableclock ou The Dog Lunch, 1910.
The


Woman with a Dog, 1922.


Nude Bending Donw, 1923. Tate Gallery, Londres.


Woman with Mimosa, 1924. Metropolitan Museum of Art, Nova York.


La Toilettem, 1925. 

The Window, 1925. Tate Gallery.



Vue du Cannet, 1927. Musée d'Orsay, Paris.


Le Cannet, 1927.


Pink Bouquet, 1930. Metropolitan Museum of Art, Nova York.


Nu jaunem 1934.


Dining Room on the Garden, 1934-1935. Guggenheim Museum, Nova York.


Garden, 1935. Metropolitan Museum of Art, Nova York.


The Yellow Boat, 1936, Tate Gallery, Londres.


The Terrace at Vernonnet, 1939.  Metropolitan Museum of Art, Nova York.


Decor a Vermon, 1929.  Metropolitan Museum of Art, Nova York.


Women in the Garden, 1933.




Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now